Alterações Ginecologicas

Blog acerca das alterações ginecologicas mais frequentes na mulher...

quinta-feira, Junho 30, 2005

Alterações Menstruais - Amenorreia e Dismenorreia

As alterações menstruais são caracterizadas por uma anormalidade no ciclo menstrual, o perfeito e delicado equilíbrio entre a produção de hormonal (estrogénio e progesterona) altera-se facilmente, dando origem a uma menstruação anormal, uma das perturbações mais vulgares que afectam as mulheres, uma alteração menstrual na mulher pode ser indício de problemas na zona pélvica.

Sendo assim vou agora falar da Amenorreia. A Amenorreia é a ausencia de menstruação, existem dois tipos de amenorreia, quando a menstruação nunca ocorre temos a amenorreia primária, quando deixa de ocorrer temos a amenorreia secundária.

As principais causas para a Amenorreia primária são: distúrbio cromossomico, distúrbio genético, distúrbio endocrino e pseudo hermafroditismo.

As causas mais comuns para a amenorreia secundária são: contraceptivos orais, exercicio fisico em demasia, stress e efeitos secundários de medicação.

A Amenorreia tem várias complicações associadas, podendo-se destacar das demais a infertilidade, osteoporose, cancro do endométrio e cancro da mama.

A Dismenorreia é uma dor abdominal provocada pelas contracções uterinas que ocorrem durante a menstruação, este distúrbio é denominado por dismenorreia primária (mais comum) quando nenhuma causa é encontrada e dismenorreia secundária quando a causa é um distúrbio ginecológico (pouco comum), geralmente começa com a adolescência e vai diminuindo consoante a idade sendo o método mais eficaz para aliviar as dores é a administração de AINES.

Como factores desencadeantes, a dismenorreia primária pode aparecer devido ao stress, aos factores psicologicos, a uma retroversão uterina, a contracções uterinas e niveis elevados de prostaglandinas uterinas.

A dismenorreia secundária pode surgir devido a: endometriose, doença inflamatoria pélvica, fibromas uterinos, adenomiose e DIU.

1 Comments:

  • At 16 Maio, 2014 22:59, Blogger Carolina Iris said…

    olá boa!
    Noite me chamo Carolina, e estou passando por uma dificuldade a 9 meses tive minha filha de parto cesariana e fui orientada a tomar cerazete imendado. Eu tomei por 7 meses e pare ja faz 2 meses e nada da minha menstruação descer,depois que parei com o remedio eu desinchei e comecei a passar muito mal.Tenho dor de cabeça forte, dor na coluna, enjoo, tonteira, dor no peito junto com diarreia. Eu queria saber se isso e por causa da falta da menstrução?
    Obrigada aquardo respostas............

     

Enviar um comentário

<< Home